
FESTin 2023-Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa
O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, na sua 14ª edição, acontece de 29 de junho a 7 de julho de 2023, em Lisboa, no Cinema São Jorge, Cinema Ideal e Fórum Lisboa; e este ano também no Cine Incrível de Almada, onde haverá uma sessão com curtas.

Laila Stieler no Cineclube MUTIM
Na décima sessão do Cineclube vamos projetar o filme RABIYE KURNAZ CONTRA GEORGE W. BUSH, do realizador alemão Andreas Dresen, no dia 22 de junho de 2023, às 19h00, no Goethe-Institut Portugal. Com entrada gratuita.
Teremos o privilégio de contar com a presença da argumentista Laila Stieler,que ganhou o Urso de Prata pelo argumento deste filme no Festival de Berlim 2022. Ela irá ser participar numa conversa com o público no final da exibição.

Workshop MUTIM: Escrita de Humor com Susana Romana
No mês de junho haverá uma Formação MUTIM: um workshop de escrita de humor para vários formatos. Serão 7h30 de formação divididas em 3 sessões. Todas as pessoas são bem-vindas. Se estás interessada/o, corre, pois temos apenas 10 vagas.

Cineclube MUTIM com mais de 400 espectadoras desde setembro
O Cineclube MUTIM tem sido uma surpresa na constante presença de público. Estamos a caminho da décima edição (a anunciar em breve!) e todas as sessões têm entre 40 a 55 pessoas a assistir aos filmes, ficando a maioria delas para o debate que se segue sempre no final.

“LAS LINDAS” na nona sessão do Cineclube MUTIM
No dia 18 de maio às 19h na nona sessão do Cineclube MUTIM, exibiremos a documentário argentino "Las Lindas (As Bonitas)", 2016 | 77´, da realizadora Melisa Liebenthal.
Filme vencedor do Bright Future Award em Roterdão. Obra que trata de estereótipos de feminilidade e de beleza na sociedade e do que estes fazem às jovens raparigas.

“A MINHA RAIVA É UNDERGROUND” vence Prémio MUTIM no IndieLisboa
O IndieLisboa International Film Festival chegou ao fim de mais uma edição, a primeira em que a MUTIM se associou para a entrega de um prémio na secção Novíssimos.
O júri, composto pelas juradas Ciomara Morais, Leonor Teles e Rita Benis, decidiu por unanimidade atribuir o prémio ao filme “A Minha Raiva é Underground”, de Francisca Antunes, por este se destacar na sua qualidade técnica e artística, e pela originalidade e sensibilidade na forma como trata um tema tão íntimo e pessoal. As juradas consideram que este é um filme-performance que, a partir da sua singular personagem, nos dá a experienciar uma Lisboa diferente, ao mesmo tempo que nos convida a pensar sobre os corpos no espaço, as relações de poder e as vivências que são únicas, mas muitas vezes plurais.

MUTIM no IndieLisboa
O IndieLisboa começa amanhã e é com muito gosto que anunciamos a presença da MUTIM em três eventos: dia 27 de abril numa sessão do Foco Silvestre, este ano dedicado ao tema do trabalho, às 21h45, Cinema São Jorge; dia 2 de maio num debate do programa LISBONTALKS, “Inclusão no cinema ou como evitar estereótipos”, às 18h00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; dia 4 de maio organizará uma Happy Hour nos jardins da Culturgest.

A MUTIM marca presença no Porto Femme 2023
O Portofemme - Festival Internacional de Cinema, ocorreu entre os dias 18 e 23 de abril. A edição de 2023 contou com uma seleção de 126 filmes, oriundos de 41 países, 21 filmes em estreia internacional e 36 em estreia nacional.
Pelo segundo ano consecutivo, a MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento soma forças com o Porto Femme através da curadoria de um workshop e a dinamização de uma conversa.

MUTIM no "Clube das Criativas", um podcast do Clube da Criatividade
Mariana Liz (professora e investigadora) e Tota Alves (argumentista e realizadora), representando a MUTIM, foram entrevistadas por Rita Luís e Sara Silva Santos (fundadoras da revista Bastarda) na 9ª sessão do podcast “Clube das Criativas”.
Na CONVERSA ficamos a conhecer o trajeto, as referências e os desafios da MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, na construção de um caminho mais equitativo e representativo no cinema e audiovisual.

“PARA LÁ DOS MEUS PASSOS”, de Kamy Lara, no Cineclube MUTIM dia 15 de dezembro no Goethe-Institut Lisboa
Dia 15 de dezembro será última sessão do ano do Cineclube MUTIM com a presença da realizadora e o nosso último encontro de 2022, para confraternizarmos, celebrarmos e falarmos de cinema feito por mulheres. Encontro para convívio às 18h e sessão às 19h no Goethe-Institut Portugal.

Plenário de Associadas MUTIM traçou caminho para 2023
No dia 6 de dezembro as associadas de MUTIM sintonizaram agendas num encontro determinante para o futuro da associação. “O que queremos fazer em 2023?” - foi a pergunta que lançou a partilha coletiva de vontades.

O Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival na Cinemateca Portuguesa e no Cinema São Jorge
O Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival teve a sua 1ª edição em 2014 , e é o primeiro festival internacional de cinema em Portugal dedicado exclusivamente à cinematografia feminina, com o propósito de dar visibilidade à presença das mulheres no panorama cinematográfico internacional.

“ALDA E MARIA - POR AQUI TUDO BEM", de Pocas Pascoal, dia 21 de novembro no Goethe-Institut Portugal
O filme luso-angolano de Pocas Pascoal será exibido no próximo Cineclube MUTIM, dia 21 de novembro, com a presença da realizadora. Pocas Pascoal processa a sua experiência pessoal de fuga e exílio e ao mesmo tempo conta a história de toda uma geração de refugiados angolanos.

“A ARTE DE VIVER EM PERIGO", de Mina Keshavarz, dia 27 de outubro no Goethe-Institut Portugal
O próximo Cineclube MUTIM está marcado para dia 27 de outubro, com a exibição do filme A ARTE DE VIVER EM PERIGO, de Mina Keshavarz, uma realizadora iraniana, que está neste momento em prisão domiciliária. A escolha do filme não é uma mera coincidência: será o catalisador de uma conversa sobre a luta das mulheres iranianas, a solidariedade internacional, liberdade e feminismo.

Queres ser associada da MUTIM?
Ao longo dos últimos meses dezenas de mulheres arquitetaram o que hoje é a MUTIM - Associação de Mulheres das Imagens em Movimento, uma associação de mulheres no setor do cinema e audiovisual que quer promover e construir a igualdade no meio onde trabalhamos. Agora precisamos de ti, da tua energia e vontade de fazer acontecer a mudança. Junta-te a nós, propõe sugestões, cria iniciativas, traz ideias e vontades - queremos ser muitas e fazer a diferença.

“O MOVIMENTO DAS COISAS”, dia 26 de setembro às 19h00 no Goethe-Institut Portugal
É já este mês que regressamos às sessões do Cineclube MUTIM. Dia 26 de Setembro,segunda-feira, às 19h no Auditório do Goethe-Institut Lisboa. O Movimento das Coisas, de Manuela Serra, será o filme exibido. A partir das 18h haverá convívio no café do jardim do Goethe-Institut. A realizadora estará presente para apresentar o filme e no final haverá uma roda de conversa entre as participantes.

“QUEM É BÁRBARA VIRGÍNIA?”, dia 30 de junho às 19h00 no Goethe-Institut Portugal
Arranca já na próxima semana a primeira sessão do Cineclube MUTIM, dia 30 de junho, quinta-feira, às 19h no Auditório do Goethe-Institut Lisboa. Quem é Bárbara Virgínia?, de Luísa Sequeira, será o filme exibido. A partir das 18h haverá convívio no café do jardim do Goethe-Institut. A realizadora apresentará o filme por videochamada e no final haverá uma roda de conversa entre as participantes.

Primeiro de Maio, Dia da Trabalhadora
Hoje também é o nosso dia. A mulher trabalhadora em Portugal ganha, em média, menos 16% que os homens para trabalho igual ou de valor igual, segundo um estudo da CGTP. Somos as que ganham menos por trabalho igual, as que mais recebem o salário mínimo, as mais precárias, as mais pobres, as que mais cuidam.
No cinema e audiovisual, recebemos menos do que os homens, assinamos menos projetos, somos mais assistentes que diretoras, somos assediadas em silêncio, somos desvalorizadas em voz alta, assistimos a narrativas que não nos representam, somos excluídas pela idade, peso, cor. Estivemos hoje presentes nas comemorações do Primeiro de Maio, em Lisboa. Distribuímos panfletos pela avenida fora, apresentamo-nos aos trabalhadores e conversamos com colegas do setor. És mulher trabalhadora do cinema e audiovisual? Identificas-te com a nossa luta? Em breve teremos um formulário para te tornares associada.

Habemos Associação MUTIM
Nos últimos meses cerca de 70 mulheres do cinema e audiovisual debateram a necessidade de criar uma associação para combater a desigualdade de género vivida no setor. É com prazer e alegria que anunciamos a criação da Associação MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, nascida oficialmente dia 28 de abril, propositadamente a tempo de comemorarmos o Dia do Trabalhador (e da Trabalhadora).
A MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento - é uma ferramenta para estudar, debater, valorizar e alavancar a presença de mulheres - de forma ampla e interseccional - no cinema e audiovisual em Portugal. Trabalhamos no sentido de gerar um pensamento crítico acerca de como as mulheres são representadas no cinema e audiovisual, acreditando que as histórias e imagens que produzimos hoje são as bases para a cultura do futuro e as gerações vindouras.