PROFESSORAS/FORMADORAS

  • MARIA JOÃO ALMEIDA

    ARGUMENTISTA, ATRIZ, PROFESSORA/FORMADORA

    Maria João Almeida, nascida em 1992 em Viseu, iniciou a sua formação como actriz em 2011, no curso profissional de actores da ACT, em Lisboa. Em 2016 começa a estudar Meisner no John Frey Studio for Actors, o que a leva, mais tarde, a decidir ir para NY fazer o Programa Conservatório do William Esper Studio.

    Em teatro integrou o elenco da peça ''Da Imortalidade'', encenada por Nuno Nunes, ''Os Gansos'', encenada por André Nunes, e vários projectos do Teatro Soco, como ''Macbeth - The Lab Experience'' e ''Hamlet - The Lab Experience'', assim como ''Midsummer Night's Dream's Dream'', com encenação de Aleta Chappelle.

    Em cinema, protagonizou as curtas-metragens ''Sofia'' de Patrick McDermott e ''NYC TRIPTHYC ONE'' de Erick Patton.

    Em 2020 publica o seu primeiro livro - ''Inventário de Nova Iorque'' - uma colectânea de crónicas escritas para o Jornal Expresso acerca da sua vida enquanto actriz Portuguesa recém-chegada a Nova Iorque. Em 2023 escreve ''Em Queda Livre'' - filme/projecto final da escola de actores Let it Happen.

    Actualmente escreve uma newsletter bimensal no Substack intitulada ''Lunário Ocasional''.

    IMDB

    CV

    mjooalmeida@gmail.com

    LISBOA

  • CARMO BEBIANO

    ATRIZ, PROFESSORA/FORMADORA

    Carmo is a member and co-founder of Bluebird Theater Company, a collective of theater artists founded in New York City in October 2019 hailing from all corners of the Globe including the US, Australia, New Zealand, Russia, Italy, and Portugal. She graduated from the Full-Time Conservatory Program at Atlantic Acting School in New York City 2019, and from ActforAll escola de actores, in Lisbon 2014.Carmo has also study a semester at the Lee Strasberg Theater and Film Institute and been involved in several workshops in production, movement and acting. She has a 2year college study in Art History from NOVA University.

    Carmo has collaborated and performed at Columbia University, Access Theater, Atlantic Stage 2, Companhia de Teatro de Braga,Teatro do Bairro, Biblioteca de Marvilha and Jardim Botânico de Lisboa.

    She started in film in “Tales from the Rabbit Hole, A Curious Kitsch Novel”, directed by Tiago Durão.

    Currently Carmo began writing, producing, illustrating, and animating, complementing her acting career. She performed on a cyber stage show produced by The Outer Loop Theater Company, Oneironaut, Twelve Night with Teatro do Socco, As you Like, in English with Open Air Shakespeare between others.

    IMDB

    CV

    carmobebiano@hotmail.com

    LINDA-A-VELHA, OEIRAS

  • RITA BENIS

    ARGUMENTISTA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Argumentista de cinema premiada, trabalha desde 2000 na escrita de argumentos e realização. Colaborou, entre outros, com Teresa Villaverde, Margarida Gil, Jorge Cramez, Pedro Figueiredo Neto, Inês Oliveira, António Cunha Telles, Vincent Gallo e Catherine Breillat.

    Faz parte da direcção e é membro fundador da MUTIM – Associação das Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.

    Investigadora do Centro de Estudo Comparatistas (CEComp) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontra-se a concluir o doutoramento sobre o argumento cinematográfico em Manoel de Oliveira (bolsa FCT). Enquanto docente académica e formadora a sua experiência tem-se focado sobretudo no lecionar de matérias ligadas à escrita e ao cinema (Argumento Cinematográfico,História do Cinema, Adaptação Literária).

    Co-editou a revista electrónica Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema e tem traduzido e publicado diversos textos sobre a matéria – entre os mais recentes a co-organização do livro Escrita e Imagem (Documenta 2020) e a participação nos volumes The Palgrave Handbook of Script Development (2021) e The Palgrave Handbook of Screenwriting Studies (2023).

    IMDB

    ritabritobenis@hotmail.com

    LISBOA

  • ELSA CERQUEIRA

    PROFESSORA/FORMADORA, PROGRAMADORA

    Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o projeto “Filosofia com Cinema”.

    Professora de Filosofia na Escola Secundária de Amarante, onde coordena o Plano Nacional de Cinema e programa o Clube Filocinema, mestre na área da Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e Estudos Especializados em Filosofia para Crianças.

    Autora, formadora e dinamizadora da oficina de “Filosofia com Cinema para Crianças” (FcCpC), e de sessões com os “Cineséniores” na comunidade. Apaixonada pelo pré-cinema criou e iniciou o projeto “A Magia da Lanterna Mágica nas Escolas – Imagens, Corpos e Pensamentos em movimento”. É oradora em congressos sobre Filosofia, Educação e Cinema e júri em festivais de cinema.

    Presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural Quinta Imagem (Casa Museu de Vilar), membro do Conselho Curatorial do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), da Casa da Animação, da Magic Lantern Society (UK) e Representante dos Professores do Ensino Secundário no Conselho Municipal de Educação de Amarante.

    Membro do Júri de Apoio à Produção de Curtas-Metragens de ficção (2022) e Longas-Metragens de Animação (2023) do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

    SITE 1

    SITE 2

    SITE 3

    elsacerqueira@gmail.com

    AMARANTE

  • CAROLINA DIAS

    ARGUMENTISTA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, CONSULTORA EM SUSTENTABILIDADE E NARRATIVA

    Iniciei minha carreira profissional como fotógrafa e designer.

    Em 2001, produzi e realizei meu primeiro documentário (2.700km). Em 2002, fundei a produtora Refinaria Filmes (https://refinariafilmes.com.br) da qual sou sócia-diretora desde então.

    Sou produtora criativa e produtora executiva de diversas longas-metragens documentais e de ficção, muitas em co-produção internacional, curtas documentais e para TV, e mostras de cinema.

    Realizei outros documentários e em 2017/12018 fui especialista independente do Fundo Setorial do Audiovisual/ANCINE, no Brasil. Entre 2017 e 2023, integrei a equipa de guionistas da série infantil de televisão Detetives do Prédio Azul (DPA), que está na 20ª temporada.

    Actualmente, sou doutoranda em Ciências da Sustentabilidade, centrando minha investigação e experimentação artística nas narrativas sobre sustentabilidade no cinema e no audiovisual.

    IMDB

    CV

    dias.anac@gmail.com

    LISBOA

  • F´TIMA SANTOS FILIPE

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Apareci ao mundo no ano da melhor colheita. Ano comum, do século XX que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 23 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 11 de abril. Segundo o horóscopo chinês, foi o ano do Cão, começando a 25 de janeiro.

    Comecei aos 6 a fazer concertos ao espelho com o meu microfone de cabelo. Aos 10 aprendi a tocar guitarra. Aos 15 tive o meu primeiro namorado músico e, desde então, percebi que o melhor era viver rodeada de quem tem, realmente, uma veia musical e eu sair de fininho para começar a pregar para outra freguesia. Envergonhada, meti a viola no saco e aos 20 licenciei-me em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Andei indecisa entre seguir edição ou produção – dois mundos diametralmente opostos. Decidi enveredar pelo que iria fazer da minha vida uma folha de excel. Produção!

    Com 20 anos de caminhada audiovisual já abracei empresas/projectos como Assistente de Produção, Produtora de Exteriores, Production Planning, Chefe de Produção, Directora de Produção, Coordenadora de Produção, Road Manager, Manager de artistas musicais (lá está...sempre a música).

    IMDB

    CV

    fatimasantosfilipe@gmail.com

    LISBOA

  • JULIANA JULIETA

    ATRIZ, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, FOTÓGRAFA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Juliana Julieta, artista visual e cineasta que trabalha na área da Pintura e Cinema Experimental.

    2021: "16mm immersive lab" Casa do Xisto; Bolsa Dear Doc, Doc's Kingdom; 2022: Bolsa da FLAD para Residência Artística na Mono No Aware (NY), exibindo filmes na Anthology Film Archives.

    Criando imagens que exploram a visualidade tátil, tempo poético, materialidade (a película sensível), acidentes e projeções performativas, interessa-se pelas contaminações cruzadas entre pintura, filme e performance.

    É membro do Laboratório da Torre e da Cave e cofundadora do coletivo No Room, espaços geridos por artistas que trabalham com filme analógico e fotografia, no Porto e Lisboa.

    Trabalhou como assistente de câmera, com especial foco em câmeras analógicas como a Bolex 16mm. Lecciona workshops de introdução ao cinema analógico, super 8 e 16mm, revelação de película pelos métodos tradicionais e ainda métodos ecológicos como o cafenol; criação de filmes sem recurso a câmera, como o uso de found footage e a intervenção direta em película.

    SITE

    CV

    juliana.julieta.ferreira@hotmail.com

    BARCELOS, PORTO, LISBOA

  • MARIANA LIZ

    PROFESSORA/FORMADORA

    Mariana Liz é Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas na mesma instituição, onde coordena o sub-grupo de investigação Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos.

    Foi Técnica Especialista no Gabinete do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media entre 2020 e 2021, tendo acompanhado de perto o desenvolvimento da iniciativa governamental para o desenvolvimento de novos públicos e literacia fílmica Plano Nacional de Cinema (PNC).

    É autora de monografias e coordenadora de volumes científicos sobre cinema, incluindo Realizadoras Portuguesas: Cinema no Feminino na Era Contemporânea (com Hilary Owen, 2023) e o relatório Educação para o Cinema em Portugal (2022).

    SITE

    marianalizlx@gmail.com

    LISBOA

  • VIOLETA MORA

    DIRETORA DE GUARDA ROUPA E FIGURINISTA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Centro-americana. Tecelã de fios, imagens e sons. Realizados maioritariamente na diáspora, os seus filmes constroem espaços cinematográficos que evocam mais do que retratam, transformando imagens e sons em territórios habitáveis e oferecendo a possibilidade de o ausente se tornar presente, mesmo que apenas por um breve momento.

    Explora as propriedades que os fios e o cinema têm em comum e borda como Araña Lunática. Formou-se em Realização de Documentários na Escola Internacional de Cinema e TV - EICTV em Cuba, no mestrado DocNomads em Portugal, Hungria e Bélgica e é licenciada em Comunicação pela Universidad Tecnológica Centroamericana nas Honduras.

    Em 2022 participou como bolseira de desenvolvimento profissional no 67º Flaherty Film Seminar e em 2020 integrou o Programa Intensivo em Preservação Audiovisual da Sociedad por el Património Audiovisual.

    O seu trabalho tem sido exibido no contexto de festivais de Cinema como Visions du Reél, Camden IFF, FICUNAM, Frontera Sur ou CRFIC, mas também em espaços culturais e museológicos como o MAC Panamá, a rede de Centros Culturais Espanhóis na América Latina, o Museu da Identidade Nacional e da Mulher nas Artes das Honduras e outros espaços na América Central e Caraíbas, Colômbia, México, Argentina, Uruguai, Brasil, Estados Unidos, Espanha, entre outros.

    SITE

    CV

    mora.violet@gmail.com

    LISBOA

  • ANDREIA NUNES

    PROFESSORA/FORMADORA, PRODUTORA

    Produtora, professora universitária e mãe, com 38 anos.

    Desenvolveu e produziu diversos projetos para cinema e televisão na produtora Take it Easy. Alguns projetos incluem a série "Odisseia", criada por Tiago Guedes, Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington, "Lusitânia", realizada por Frederico Serra, e a multi-premiada curta-metragem "Um Caroço de Abacate", realizada por Ary Zara.

    Em 2020, juntamente com três amigos de longa data, fundou a Wonder Maria Filmes, uma produtora audiovisual focada na criação e produção de projetos com relevância social e política, estabelecendo parcerias internacionais para ampliar a criação de novas audiências. A primeira longa-metragem é "O Último Verão", um filme de Fernanda Polacow e João Nuno Pinto, em co-produção com Itália e Argentina.

    Colabora com argumentistas e realizadores, procurando proporcionar a cineastas emergentes a oportunidade de verem os seus trabalhos produzidos.

    Leciona produção cinematográfica na Universidade Lusófona.

    IMDB

    andreia@wondermaria.com

  • RAQUEL PACHECO

    PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Professora, Documentarista, Argumentista, Produtora e Investigadora. Mestre e Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Pós doutorada pelo CIAC Universidade do Algarve. Estudou Cinema na NYU e fotografia no ICP – International Center of Photography. Graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou na Conspiração Filmes, e na Rede Globo. Desde 2001 vive em Lisboa onde dedica-se ao trabalho de Cinema e Educação criou os projetos: Rede Media e Literacia, Primeiro Plano e Entre Planos. Coordenou o filme Uma Aventura na Florescer. Como docente de audiovisual lecionou na ETIC, na Universidade Autônoma de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidade Aberta e na Universidade de Brasília. Fundadora da Associação P de Potência. Atualmente coordena o projeto de extensão CineDelas, Brasil/Portugal. Idealizadora, diretora e roteirista do filme A Rota do Elefante – documentário de longa-metragem (premiado pela Lei Paulo Gustavo Brasília 2023, em fase de produção), Paris/Portugal/Costa do Marfim/Mali; e Curandeiras – documentário de curta-metragem (financiado pela Lei Paulo Gustavo) em fase de produção. Finalizou os curta-metragens: Mãe de Todos e Narrativas de Si, ambos com realização coletiva produzidos pelo CineDelas. Assina a direção e o roteiro do filme A Mulher Selvagem, documentário em desenvolvimento.

    SITE

    CV

    raquel.pacheco@gmail.com

    LISBOA

  • CELINA DA PIEDADE

    COMPOSITORA E MÚSICA, PROFESSORA/FORMADORA


    Celina da Piedade nasceu em 1978 em Lisboa. Estudou no Conservatório de Setúbal, licenciou-se em Património Cultural na Universidade de Evora e é mestranda em Etnomusicologia na FCSH-UNL, onde também é investigadora (INET-md).

    Desenvolve profissionalmente o seu trabalho na área da Música há mais de três décadas, como acordeonista, cantora, compositora e mediadora. Colabora com Rodrigo Leão desde 2000 como parte do seu ensemble, e participando em todos os discos do artista. A esta partilha acrescentam-se outras:: Mayra Andrade, Uxia, Ludovico Einaudi, Kepa Junkera, entre muitos outros. Participou em mais de duas centenas de edições discográficas, para além de bandas sonoras para cinema, teatro e dança.

    No seu projecto musical em nome próprio, Celina da Piedade, conta já com quatro discos editados. Integra também os grandes coletivos Tais Quais e Maré. É membro fundador do projecto Uxu Kalhus e de outros no universo folk e tradicional.

    Ao longo dos últimos vinte anos tem participado como música e mediadora em centenas de oficinas em torno da dança e da música tradicional por todo o mundo, assim como em projectos de criação artística em comunidade

    Dedica-se activamente ao estudo, formação e divulgação do Cante Alentejano e do Movimento Folk em Portugal.

    SITE

    celinapiedade@gmail.com

    SETÚBAL/BEJA

  • MARTA RAMALHO

    COORDENADORA DE LICENCIAMENTO E PROPRIEDADE INTELECTUAL, GREEN CONSULTANT, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA


    Licenciada em Relações Internacionais e Mestrada em Culturas Visuais (Antropologia), trabalha no meio audiovisual desde 2000.

    Começou como Secretária de Administração e foi Responsável do Departamento Geral de Logística e Manutenção e do Departamento Técnico, tendo sido Assistente de várias Direções.

    Produziu 2 documentários, participou na construção de um software de gestão de Produção, tendo sempre acumulado o Licenciamento de Propriedade Intelectual das Produtoras por onde passou, tendo-se especializado nesta área.

    É Formadora independente e Docente de Direito da Comunicação e da Informação da Licenciatura de Cinema e Artes dos Media na Universidade Lusófona de Lisboa e, desde 2024, é Green Consultant em Produção Audiovisual.


    CV

    marta.s.ramalho@gmail.com

    LISBOA

  • MAFALDA REBELO

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, DIRETORA DE PRODUÇÃO


    Mafalda Rebelo nasceu em 1983, no Porto.

    Estudou científico-natural mas acabou por se deslumbrar pelo mundo do cinema e da criação de histórias, enveredando por Som e Imagem. Concluiu o mestrado em Imagem e Cinema e fundou a produtora audiovisual Cimbalino Filmes.

    Tem produzido filmes de vários realizadores premiados como Sergey Loznitsa, Thom Andersen, Yann Gonzalez, Lois Patinõ, Rodrigo Areias, Miguel Gonçalves Mendes, David Bonneville, Jorge Pelicano ou André Guiomar mantendo um currículo com mais de uma dúzia de curtas, longas, documentários e séries de TV, assim como variados filmes publicitários e promocionais.

    Gosta de conceber e concretizar projetos, em equipa. É casada e mãe de três filhos, realizadora do documentário 50|50 sobre a conciliação da vida familiar e profissional.


    IMDB

    CV

    mafalda@cimbalinofilmes.pt

    PORTO

  • BIATRIZ ALVES RIBEIRO

    ARGUMENTISTA, MONTADORA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Natural de Lisboa, estudou design gráfico na Escola Superior de Arte e Design, Cinema na Universidade Nova de Lisboa e na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde os 16 anos que faz teatro no Colectivo A Tribo, onde atualmente é responsável pela comunicação. Desde 2023 trabalha também em parceria como criadora e encenadora na Tribo de Palco, associação juvenil de produções artísticas, participando no projeto Teatro@Escola e Isto Não É Uma Ópera, responsável pela dramaturgia e encenação.

    Em 2022 escreveu e realizou a curta-metragem, Espelho Eu, selecionado para festivais como Entre Olhares, YMotion, CINENova, Caminhos do Cinema Português e Porto Femme, onde venceu melhor filme experimental. Em março de 2023 estreou o seu primeiro espetáculo de teatro, Hoje Vives ou Sobre-Vives?, apresentado em Mafra e Cascais.

    Atualmente encontra-se em fase de pós-produção da sua segunda curta-metragem, Falam Mais Alto, filme arquivo sobre o 1º de Maio de 1974, com a participação de 6 jovens do concelho de Mafra e em pré-produção do seu segundo espetáculo de teatro, All We Need Is.

    VIMEO

    CV

    biatriznalvesribeiro@gmail.com

    MAFRA, LISBOA

  • FLORENCE WEYNE ROBERT

    ANOTADORA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Florence Weyne Robert é Franco-Brasileira e nasceu na Argélia.

    Formou-se em Cinema e Narratologia na SORBONNE NOUVELLE (Paris III) e estagiou por 6 meses na FÉMIS com o montador Yann Coquart.

    Exerce como profissão principal a de anotadora desde 1998, tendo participado de forma ativa da retomada do cinema brasileiro quando se exilou para lá em 1997.

    Foi anotadora de primeiras e segundas longas emblématicas de Realisadoras brasileiras ("Bicho de sete cabeças" de Laís Bodanzki, "Durval discos" e "È proibido fumar" de Anna Muylaert, "Narradores de javé" de Eliane Caffé) e também das primeiras Series HBO Latina ("Filhos de Carnaval" e "Alice").

    Também atua como 1ª Assistente de Realização, tendo trabalhado com Karim Aïnouz, Dainara Toffoli, Evaldo Mocarzel, Petra Costa, Jane Malaquias e mais alguns realizadores.

    Também é tradutora de guiões e subtítulos (Português>Francês) - tendo legendado entre outros uns 12 filmes brasileiros apresentados na Cinemateca Francesa em 2015.

    Residente em Lisboa desde 2017, realizou sua primeira curta "Pròxima Paragem" (FIDBA 2020 - SANFICI 2020...), um ensaio documental sobre fragmentos de vidas no bairro Braço de Prata que foi comprada em 2021 pelo CNC (França) para o catálogo "Images de la culture".

    IMDB

    florence.weyne@gmail.com

    LISBOA

  • FILIPA ROSÁRIO

    PROFESSORA/FORMADORA


    Filipa Rosário é investigadora no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, onde ensina Cinema Português. Pesquisa sobre natureza e paisagem no cinema, temporalidades fílmicas e cinema português.

    Foi Presidente da Direcção da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, na qual co-coordena o Grupo de Trabalho Paisagem e Cinema.

    É autora de "O Trabalho do Actor no Cinema de John Cassavetes" (Sistema Solar, 2017) e co-editou "O Quarto Perdido do MOTELX - Os Filmes do Terror Português" (1911-2006) (CTLX), "ReFocus: The Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata" (Edinburgh University Press, 2022) e "New Approaches to Cinematic Spaces" (Routledge, 2019).

    SITE


    filiparosario@gmail.com


    LISBOA

  • FABÍOLA PAES DE ALMEIDA TARAPANOFF

    ARGUMENTISTA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Pós-Doutora em Literaturas, Artes e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Pós-Doutoramento em Belas-Artes (Arte Multimédia) pela mesma instituição (em curso). Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Em 2013 foi pesquisadora visitante na University of California, Los Angeles (UCLA).

    Jornalista formada em 2000 pela UMESP e publicitária graduada em 2001 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).Tem experiência de 20 anos na área de comunicação e atuou como jornalista em jornais, revistas e sites.

    Também tem experiência como assessora de imprensa e copywriter para empresas como Pirelli e Fundação Victor Civita e "Bienal do Livro de São Paulo".Trabalha como docente no nível superior desde 2008 e já trabalhou como professora universitária nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação e Cinema no FIAM-FAAM-Centro Universitário.

    É professora no SENAC São Paulo, onde leciona para cursos de Graduação (Técnico) em Fotografia e Design de Animação e de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Gestão Cultural e Roteiro. Atualmente é responsável pela NECULT Cursos & Consultoria (home office - jobs), onde atua como produtora de conteúdo para instituições de ensino e argumentista para empresas como Havaianas e Claro (Praxis Business).

    LINKEDIN

    CV

    fatarapanoff@gmail.com

    LISBOA E BRASIL

  • MARINA THOMÉ

    DIRETORA DE FOTOGRAFIA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    SITE

    marina.thome@gmail.com

    LISBOA

  • HELOISA TOLEDO MACHADO

    ARGUMENTISTA, ATRIZ, INVESTIGADORA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Professora e Pesquisadora, (Cinema e Vídeo), no IACS / Instituto de Arte e Comunicação Social da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

    UFF, tendo sido professora também na Faculdade de Comunicação da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / UNB e da Escola de Artes Cênicas, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNIRIO e na Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, do IPL. Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação: Ciência da Arte/UFF.

    Atualmente, é investigadora colaboradora do CIAC/UALG. Projetos de Pesquisa e Extensão: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS FICCIONAIS PARA A TV PÚBLICA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; A ANÁLISE ATIVA NA DIREÇÃO DE ATORES PARA CINEMA, TELEVISÃO E TEATRO; LABORATÓRIO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA; LABORATÓRIO DE VÍDEODRAMATURGIA.

    O último filme, ESCOBAR, teve pré-estreia na Cinemateca Portuguesa e foi selecionado pelo FESTIN/23, com estreia no Cine Ideal, Lisboa.

    helo.toledomachado@gmail.com

    OEIRAS

  • MARTA VAZ DE SOUSA

    PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA

    Produtora executiva com mais de 20 anos de experiência na indústria cinematográfica, Marta Vaz de Sousa é uma advogada especializada em direito da informação com formação em gestão e aspectos legais da produção de cinema, marketing e distribuição internacional de audiovisual, guionismo e inovação audiovisual.

    Acompanha projectos desde a fase de desenvolvimento e financiamento até à distribuição e vendas internacionais. Presença regular em festivais e mercados internacionais, possui conhecimento e prática na produção de diferentes formatos e para diferentes plataformas.

    Também dá aulas na licenciatura e nos mestrados internacionais da Universidade Lusófona, onde faz investigação para doutoramento na área de Cinema e Artes dos Media e no FilmEU (European Universities Alliance for Film and Media Arts).

    marta@samesame.eu

    MONTEMOR-O-NOVO

  • MAÍRA ZENUN

    MONTADORA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, PROGRAMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE


    Maíra Zenun nasceu no Rio de Janeiro, em 29/10/1982. É poeta brasileira em trânsito, multiartista imigrante e socióloga. Possui formação continuada em ciências sociais, artes visuais, fílmicas e fotográficas - articuladas através de estratégias somadas e concomitantes de atuação e escrita político-poéticas. É co-criadora do Coletivo Nêga Filmes, onde desenvolve projetos transdisciplinares em cinema, curadoria, educação, fotografia, poesia, programação e performance. Convive e trabalha com profissionais de diferentes países, atuando em produções sobre representatividade negra, metodologias contra-coloniais, migração forçada, fronteiras inventadas e poéticas antirracistas.

    Em 2022, realizou o Master em Fotografia Artística pelo IPCI (Lisboa) com o projeto de fotografia híbrida ASHANTI ESTÁ EM CASA. Em 2019 tornou-se Doutora em Sociologia pela UFG (Goiás, Brasil), com a tese "A Cidade e o Cinema [Negro]: o caso FESPACO", sobre o maior e mais antigo festival de cinema que acontece em África. Possui prêmios, livros publicados e já participou de diversas residências e laboratórios ao redor do mundo. É uma das fundadoras do INMUNE/PT, faz parte da UNA (União Negra das Artes em Portugal), da MUTIM e do Coletivo MBONGI-67.

    CV

    mairazenun@gmail.com

    AMADORA