CRÍTICAS

  • LÍGIA MACIEL FERRAZ

    CRÍTICA, INVESTIGADORA

    Doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira InCVterior, mestre em Estudos Comparatistas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e investiga as relações de classe e o trabalho doméstico no cinema latino-americano.

    Co-criadora do perfil Elas no Cinema em Lisboa, divulga e escreve sobre filmes realizados por mulheres exibidos nos festivais de cinema e no circuito comercial da capital portuguesa.

    CV

    ferrazligia@yahoo.com.br

    LISBOA

  • LOU LOUÇÃO

    REALIZADORA, MONTADORA, CRÍTICA, PROGRAMADORA


    Lou Loução, 2002, realizadora, montadora, produtora, fotógrafa, crítica, programadora e curadora freelancer, além de ativista Queer racializada.

    Desde 2018 que tem desenvolvido várias curtas metragens e ensaios fotográficos onde aborda as questões Queer, raciais, políticas e climáticas.

    Em 2023, realizou a sua primeira exposição fotográfica, Lisboa, minha, Lisboa Queer (2022), no Porto. A sua curta-metragem Monstro do Meu Quarto foi exibida em mostras de Norte a Sul de Portugal.

    Lou é especializada em Cinema pela Cascais School of Arts & Design e frequentou a licenciatura de Cinema e Artes dos Media na Universidade Lusófona. Foi co-programadora da mostra de cinema e vídeo Queer CATAPULTA.

    A artista tem procurado, através da sua arte, dar visibilidade aos corpos femininos, Queer, racializados, explorando através de trabalhos pessoais, intimistas e assumidamente políticos.



    SITE

    CV

    pedrodloucao@gmail.com

    LISBOA E PORTO

  • SABRINA D. MARQUES

    ARGUMENTISTA, CRÍTICA, CURADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Sabrina D. Marques (PT/FR) é entusiasta de artes várias. Programa, investiga e escreve ensaio, crítica e projectos audiovisuais de ficção e documentário.

    Argumento, pesquisa, dramaturgia e script-doctor para cinema, TV, performance e teatro.

    Programação cultural para mostras, cineclubes, festivais. Artista visual multimédia, realizou curtas, vídeo-ensaios e documentários.

    Exprime-se artisticamente através do vídeo, da fotografia, do texto, do têxtil e da pintura.

    Formadora pontual em cinema experimental, vídeo-arte e storytelling.

    Doutoranda em História da Arte Contemporânea (FCSH-UNL), investiga Fotografia e Cinema, com foco no pós-colonial.

    IMDB

    CV

    jacquelinedepas@gmail.com

    LISBOA

  • LÍDIA MELLO

    CRÍTICA, CURADORA, PROGRAMADORA

    Lídia Mello é brasileira e feminista.

    Entre outras funções, trabalha como crítica, programadora-curadora e júri de cinema.

    É Pós-Doutorada em Cinema. E autora dos livros: Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas (2022) e Do cinema de Béla TSITEarr (2019).

    SITE

    lidiaarsmelllo@gmail.com

    LISBOA

  • LETÍCIA MENDES

    CRÍTICA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM CINEMA

    Letícia Mendes é jornalista e cocriadora do projecto feminista Elas no Cinema em Lisboa (@elasnocinemalx). De 2010 a 2016 passou pelos portais de notícias brasileiros R7, UOL e G1, por onde sempre fez cobertura da área cinematográfica.

    É pós-graduada em Produção Audiovisual pelo SENAC-SP, faz mestrado em Estudos sobre as Mulheres na Universidade Nova de Lisboa e é particularmente interessada em filmes realizados por mulheres.

    Colabora com os sites Mulher no Cinema e Cinema 7ª Arte.

    mendescruzleticia@gmail.com

    LISBOA

  • INÊS MOREIRA

    CRÍTICA, DIRETORA DE GUARDA ROUPA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA

    Inês Moreira nasceu a 9 de abril de 1999, em Santa Maria da Feira. Mudou-se para Lisboa onde se licenciou em Estudos Artísticos - Artes do Espetáculo, pela Faculdade de Letras, e onde continua a viver até hoje. É mestre em Ciências da Comunicação - Cinema e Televisão, pela Universidade Nova.

    Trabalhou como assistente de guarda-roupa em filmes como Fogo-Fátuo (2022), de João Pedro Rodrigues, Banzo (em pós-produção), de Margarida Cardoso, Grand Tour (em pós-produção), de Miguel Gomes e Hanami (em pós-produção), primeira longa de Denise Fernandes.

    Trabalha, ainda, como crítica de cinema e é editora do blogue de cinema do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. E faz, também, programação para a mostra de cinema emergente, Rebentos, projeto que visa dinamizar culturalmente a linha de Sintra.

    É apaixonada por cinema e sonha continuar a trabalhar nessa área. O seu tempo livre é dividido entre salas de cinema, museus, festivais de música e livros. Gosta de chá e de mimar os seus gatos.

    IMDB

    CV

    moreiraines0904@gmail.com

    LISBOA

  • TERESA VIEIRA

    CRÍTICA, PROGRAMADORA

    Directora Artística do BEAST IFF, crítica de cinema e jornalista na Antena 3, Cineuropa e outros meios de comunicação.

    SITE

    CV

    simplesdesimplesmente@hotmail.com

    LISBOA