DIRETORAS DE ARTE E ASSISTENTES
-
JULIANA JULIETA
ATRIZ, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, FOTÓGRAFA E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Juliana Julieta, artista visual e cineasta que trabalha na área da Pintura e Cinema Experimental.
2021: "16mm immersive lab" Casa do Xisto; Bolsa Dear Doc, Doc's Kingdom; 2022: Bolsa da FLAD para Residência Artística na Mono No Aware (NY), exibindo filmes na Anthology Film Archives.
Criando imagens que exploram a visualidade tátil, tempo poético, materialidade (a película sensível), acidentes e projeções performativas, interessa-se pelas contaminações cruzadas entre pintura, filme e performance.
É membro do Laboratório da Torre e da Cave e cofundadora do coletivo No Room, espaços geridos por artistas que trabalham com filme analógico e fotografia, no Porto e Lisboa.
Trabalhou como assistente de câmera, com especial foco em câmeras analógicas como a Bolex 16mm. Lecciona workshops de introdução ao cinema analógico, super 8 e 16mm, revelação de película pelos métodos tradicionais e ainda métodos ecológicos como o cafenol; criação de filmes sem recurso a câmera, como o uso de found footage e a intervenção direta em película.
juliana.julieta.ferreira@hotmail.com
BARCELOS, PORTO, LISBOA
-
MARIA EDUARDA RODRIGUES
ARGUMENTISTA, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Natural e habitante de Caminha. Licenciada em Cinema no Porto e com uma Especialização em Produção e Realização Audiovisual em Vila do Conde.
O meu objetivo é criar narrativas de ficção com foco em personagens queer. Tenho como prioridades lutar por melhores condições para profissionais de cinema, pela descentralização do emprego cinematográfico em Portugal e pela transparência da produção cinematográfica. Com a sincera esperança de que tudo isto torne a prática do cinema e do audiovisual mais acessível a grupos mais diversificados de pessoas.
Em 2018, escrevi e realizei a minha primeira curta-metragem "LEO", que venceu o prémio de Criatividade para filmes de escola na 40º edição do Festival Internacional de Cinema do Porto - Fantasporto. Escrevi e realizei a minha segunda curta-metragem "A Bruxa" em 2019. Desde então tenho participado em várias projetos como assistente de som, assistente de realização e assistente de produção.
Estou interessada em aprofundar o meu conhecimento e trabalhar nas áreas de Argumento, Realização, Direção de Atores, Assistência de Arte, Assistência de Som, Casting e Coordenação de Intimidade.
me_xfor@hotmail.com
VIANA DO CASTELO, PORTO
-
MÓNICA SANTOS
ARGUMENTISTA, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Mónica Santos é uma autora multifacetada que conta com dois prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema, e uma nomeação para os Césares, pela Academia Francesa, no seu percurso cinematográfico.
Com uma visão artística singular, cria universos que reinventam o real, conferindo-lhes uma roupagem poética e surreal que inquieta a nossa percepção.
Depois de terminar o mestrado na Royal College of Art, enquanto bolseira da Gulbenkian, trabalhou com expoentes do cinema português como Manoel de Oliveira e José Fonseca e Costa bem como em diversos géneros: cinema, publicidade, documentário e ficção televisiva.
As curtas-metragens “Amélia & Duarte” e “Entre Sombras” unem a técnica de animação com imagem real, distinguindo-se pelos prémios recebidos nacional e internacionalmente cujo culminar foi a escolha para representar o cinema português na tour das Academias de Cinema mundiais “Les Nuits en Or”.
O seu último filme em imagem real “Alma” ganhou vários prémios e recentemente estreou o filme “O Casaco Rosa” e "Palma".
dialmonicafor@gmail.com
PORTO
-
-
BEATRIZ SIMÕES
ADERECISTA E/OU ASSISTENTE, COORDENADORA DE DISTRIBUIÇÃO E AQUISIÇÕES, DIRETORA DE ARTE E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Beatriz Simões, 2002, natural do Funchal, ilha da Madeira. Aos 4 anos mudou-se para Lisboa onde vive desde então.
Licenciada em Cinema e Artes dos Media na Universidade Lusófona de Lisboa em 2024, onde ganhou uma bolsa e teve a oportunidade de passar um semestre em mobilidade, no Pratt Institute em Brooklyn, Nova Iorque.
Tem especial interesse nas áreas da realização, distribuição e direção de arte, das quais já teve a oportunidade de explorar em diversos projetos, nomeadamente curtas metragens, videoclipes e publicidades.
Recentemente, os seus projetos de final de curso, ‘Soldado de Goa’ e ‘Os Terríveis’, onde trabalhou como 1.ª Assistente de realização foram destacados com prémios de Best Student Film Short no Indian Independent Film Festival e Melhor Curta Metragem de Ficção nos Prémios Sophia Estudante 2025 da Academia Portuguesa de Cinema, respetivamente.
O seu objectivo é fazer parte da solução para que a indústria audiovisual seja um local onde a criação livre e oportunidades sejam palpáveis, principalmente para mulheres. Tem um bichinho atrás da orelha que lhe diz que está em constante transformação e em busca do seu propósito como artista, mas sabe que o seu fascínio por criar histórias a levará a explorar vários caminhos.
beatrizsimoes2002@icloud.com
LISBOA