ANOTADORAS

  • RITA M. PESTANA

    ANOTADORA, MONTADORA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    IMDB

    ritampestana@gmail.com

  • KATE SARAGAÇO-GOMES

    ANOTADORA, ARGUMENTISTA, MONTADORA E/OU ASSISTENTE


    Licenciada em Cinema e mestre em Semiótica Cognitiva, segue com uma década de experiências acumuladas na produção de filmes de baixo-orçamento.

    Amadora profissional de escrita de argumento e desenvolvimento de projetos, trabalha também enquanto anotadora, consultora de roteiro e de montagem, tendo colaborado em proximidade com cineastas como Tiago Siopa, Pedro Pinho, Pedro Cabeleira, Alexander David e Ágata Pinho.

    Enquanto realizadora, interessa-se por ficções híbridas e abordagens experimentais. Produziu e dirigiu as curtas-metragens "O Cabo do Mundo" (Menção Honrosa dos Verdes Anos no Doclisboa'16) e "Borda d'Água" (em pós-produção), e co-dirigiu a curta "Baki Tadu É" (Menção Honrosa na Competição Experimental no Curtas'21).

    Alma-viajante com raízes flutuantes entre as margens do Atlântico. Nasceu no Canadá, numa família de imigrantes portugueses que regressou para Portugal em 2000, para viver no Baixo Alentejo. Aprende viajando e vive cada filme como uma viagem.

    Em 2021, começa a colaborar com a Miragem - mostra de arte cinemática na ilha do Pico, e funda com Rita Morais a associação cultural com o mesmo nome que vem promovendo formas comunais de ver e fazer cinema.



    SITE

    CV

    katesgomes@gmail.com

    LISBOA, ILHA DO PICO E CEARÁ (BR)

  • SOFIA TEIXEIRA GOMES

    ANOTADORA, ARGUMENTISTA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Diplomada em Realização Cinematográfica pela ECAM/2004/Espanha e especialista em Direção da Empresa Audiovisual pela Universidade Carlos III/2011/Espanha.

    Após duas décadas em realização, produção e escrita, desenvolvo a minha primeira longa-metragem, NAVE MARIA, uma ficção sobre a experiência universal do nascimento, contado do ponto de vista de quem dá à luz. Realizei o telefilme VIZINHAS (2022), Ukbar/RTP, a 2ª unidade da longa-metragem VIENTOS DE LA HABANA (2016) e da mini-série Netflix CUATRO ESTACIONES EN LA HABANA (2016), a curta-metragem LA SEÑORITA ZUENIG (2004), o videoclipe THE UNTOLD STORY ABOUT MARY & NICK (2006), entre outros.

    Ao finalizar a diplomatura, atuei como anotadora em Espanha (longas, séries e curtas) e ao finalizar o mestrado como coordenadora de desenvolvimento e produtora delegada na produtora hispano-brasileira Dama Filmes.

    Trabalhei simultaneamente em outras áreas: colaboro frequentemente com o Museu do Aljube, Resistência e Liberdade; fui consultora de escrita, realização e edição de longas-metragens e séries de Espanha, Brasil e Portugal, dei aulas como anotadora e treino no Método Strasberg.

    Nasci em Londres (8/8/81), cresci entre Lisboa (com a minha mãe brasileira) e Madrid (com o meu pai português). Sou estrangeira esteja onde estiver, ativista pelos direitos sexuais e reprodutivos, e feminista, graças a deus!

    SITE

    IMDB

    CV

    sofiatgomes@hotmail.com

    LISBOA

  • FLORENCE WEYNE ROBERT

    ANOTADORA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Florence Weyne Robert é Franco-Brasileira e nasceu na Argélia.

    Formou-se em Cinema e Narratologia na SORBONNE NOUVELLE (Paris III) e estagiou por 6 meses na FÉMIS com o montador Yann Coquart.

    Exerce como profissão principal a de anotadora desde 1998, tendo participado de forma ativa da retomada do cinema brasileiro quando se exilou para lá em 1997.

    Foi anotadora de primeiras e segundas longas emblématicas de Realisadoras brasileiras ("Bicho de sete cabeças" de Laís Bodanzki, "Durval discos" e "È proibido fumar" de Anna Muylaert, "Narradores de javé" de Eliane Caffé) e também das primeiras Series HBO Latina ("Filhos de Carnaval" e "Alice").

    Também atua como 1ª Assistente de Realização, tendo trabalhado com Karim Aïnouz, Dainara Toffoli, Evaldo Mocarzel, Petra Costa, Jane Malaquias e mais alguns realizadores.

    Também é tradutora de guiões e subtítulos (Português>Francês) - tendo legendado entre outros uns 12 filmes brasileiros apresentados na Cinemateca Francesa em 2015.

    Residente em Lisboa desde 2017, realizou sua primeira curta "Pròxima Paragem" (FIDBA 2020 - SANFICI 2020...), um ensaio documental sobre fragmentos de vidas no bairro Braço de Prata que foi comprada em 2021 pelo CNC (França) para o catálogo "Images de la culture".

    IMDB

    florence.weyne@gmail.com

    LISBOA

  • ANNA ZÊPA

    ANOTADORA, ARGUMENTISTA, ATRIZ, PRODUTORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Realizadora, argumentista, atriz, produtora e anotadora, Anna Zêpa é brasileira, natural de Natal-RN.

    Sócia da produtora Rabo de Olho, é formada em Comunicação Social e vive em Lisboa, onde é mestranda em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico no IPL.

    Viveu 15 anos em São Paulo, onde realizou diversos projetos nas áreas de teatro, literatura e cinema, criando e integrando a coletiva Arenga Filmes. É argumentista e realizadora das curtas: "Ressonância" (2025); "Gargalo" (2025); "Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro" (2021); "Quando o Amor não Respira" (2024); e "Desacuendando o Acuenda" (2021). É produtora executiva e atriz da curta "Entre" (2019), com realização de Ana Carolina Marinho e Luz Bárbara; argumentista e fotógrafa da longa documental "Eu também não gozei" (2024), com realização de Ana Carolina Marinho. Fez estágio na equipe de realização da longa "Leite em Pó", do realizador Carlos Segundo.

    Em Lisboa, assina a realização em vídeo do espetáculo teatral "Viemos Roubar Vossos Maridos", que tem encenação de Maria Giulia Pinheiro. Atualmente está desenvolvendo o tratamento de sua primeira longa de ficção, intitulada "Leme".

    zepa.anna@gmail.com

    LISBOA