INVESTIGADORAS

  • NAY ARAÚJO

    CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E(OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA INVESTIGADORA

    Produtora, pesquisadora, curadora e realizadora audiovisual. Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e graduada em Comunicação. Acumula experiência no mercado de televisão (TV Globo); publicidade; ações instituicionais/governamentais (Programas Cine Mais Cultura e Programadora Brasil - SAV/MINC) e mostras e festivais. Dentre os filmes que participou, destacam-se “Pasajeras”, em que atuou com produtora geral, e “A Bacharel e o Presidente”, em que exerceu as funções de roteirista e diretora, dentro 2a Oficina de Audiovisual do CPDOC-FGV.

    CV

    xicanay@gmail.com

    LISBOA

  • RITA BENIS

    ARGUMENTISTA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, INVESTIGADORA

    Argumentista de cinema premiada, trabalha desde 2000 na escrita de argumentos e realização. Colaborou, entre outros, com Teresa Villaverde, Margarida Gil, Jorge Cramez, Pedro Figueiredo Neto, Inês Oliveira, António Cunha Telles, Vincent Gallo e Catherine Breillat.

    Faz parte da direcção e é membro fundador da MUTIM – Associação das Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.

    Investigadora do Centro de Estudo Comparatistas (CEComp) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontra-se a concluir o doutoramento sobre o argumento cinematográfico em Manoel de Oliveira (bolsa FCT). Enquanto docente académica e formadora a sua experiência tem-se focado sobretudo no lecionar de matérias ligadas à escrita e ao cinema (Argumento Cinematográfico,História do Cinema, Adaptação Literária).

    Co-editou a revista electrónica Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema e tem traduzido e publicado diversos textos sobre a matéria – entre os mais recentes a co-organização do livro Escrita e Imagem (Documenta 2020) e a participação nos volumes The Palgrave Handbook of Script Development (2021) e The Palgrave Handbook of Screenwriting Studies (2023).

    IMDB

    ritabritobenis@hotmail.com

    LISBOA

  • LÍGIA MACIEL FERRAZ

    CRÍTICA, INVESTIGADORA

    Doutoranda em Media Artes pela Universidade da Beira Interior, mestre em Estudos Comparatistas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e investiga as relações de classe e o trabalho doméstico no cinema latino-americano. Co-criadora do perfil Elas no Cinema em Lisboa, divulga e escreve sobre filmes realizados por mulheres exibidos nos festivais de cinema e no circuito comercial da capital portuguesa.

    CV

    ferrazligia@yahoo.com.br

    LISBOA

  • HELOISA TOLEDO MACHADO

    ARGUMENTISTA, ATRIZ, INVESTIGADORA, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE

    Professora e Pesquisadora, (Cinema e Vídeo), no IACS / Instituto de Arte e Comunicação Social da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

    UFF, tendo sido professora também na Faculdade de Comunicação da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / UNB e da Escola de Artes Cênicas, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNIRIO e na Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, do IPL. Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação: Ciência da Arte/UFF.

    Atualmente, é investigadora colaboradora do CIAC/UALG. Projetos de Pesquisa e Extensão: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS FICCIONAIS PARA A TV PÚBLICA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; A ANÁLISE ATIVA NA DIREÇÃO DE ATORES PARA CINEMA, TELEVISÃO E TEATRO; LABORATÓRIO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA; LABORATÓRIO DE VÍDEODRAMATURGIA.

    O último filme, ESCOBAR, teve pré-estreia na Cinemateca Portuguesa e foi selecionado pelo FESTIN/23, com estreia no Cine Ideal, Lisboa.

    helo.toledomachado@gmail.com

    OEIRAS