CHEFES DE PRODUÇÃO E ASSISTENTES
-
CRISTINA ANDRADE
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, DIRETORA DE PRODUÇÃO
Directora de Produção, Produtora Executiva e Chefe de Produção de Televisão, Cinema, Teatro, Eventos e Publicidade iniciou actividade profissional em 1988 depois de formação específica na Escola de Artes Decorativas António Arroio – curso de Imagem e Comunicação Audiovisual e Curso Profissional de Técnica de Meios Audiovisuais.
Dos trabalhos desenvolvidos como Assistente de Produção em Cinema, de 1988 a 1991, destaca “Ao Fim da Noite” de Joaquim Leitão. Foi Assistente de Produção Técnica e Assistente de Produção Executiva e Acolhimento no Festival Internacional de Teatro, edições de 1991 e 1992 (FTI 91/92).
Como Produtora, em 1992 integra a equipa fundadora da SIC onde se mantém até 2002. Dos projectos aí desenvolvidos, entre muitos outros, destaca: o talk show “Sexo Forte”, de Paula Moura Pinheiro (autoria e apresentação) com Helena Sanches Osório e Isabel Leal como comentadoras residentes; o “Último Corretor” (1996), docudrama de 3 episódios de Sofia Pinto Coelho (autoria) sobre a ascensão e a queda de Pedro Caldeira; finalmente, em 2002, a partir de uma ideia de Emídio Rangel, a série documental “Século XX Português”, série de 13 pisódios da autoria de Luís Marinho e Joana Pontes, que também assina a realização. A série, com consultoria história de Maria Filomena Mónica e música original de José Mário Branco, pretendeu ser um retrato dos mais importantes acontecimentos da vida do país ao longo do século, tendo contado para isso com materiais de arquivo disponibilizados pelos próprios telespectadores.
Entre 2009 e 2013 foi Assistente do Director Geral na ATL (Associação Turismo de Lisboa) na Área dos Eventos e Novos Projetos e Responsável Operações dos espaços criados para eventos (Pátio da Galé, Sala do Risco, Torreão Nascente do Terreiro do Paço).
Tem trabalhado, e trabalha, como Directora de Produção, Produtora Executiva e Chefe de Produção preferencialmente em Cinema, Teatro, Eventos e Televisão, abarcando projectos que vão da ficção ao entretenimento.
candrade.prod@gmail.com
LISBOA
-
INÊS ANDRADE
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, FOTÓGRAFA E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE
Sou licenciada em História (2007), pós-graduada em Fotografia e Arte Contemporânea (2010) e frequentei o mestrado em Culturas Visuais (2019). O meu percurso profissional iniciou-se na assistência da direcção artística no Teatro Municipal Maria Matos (2006-07) e na NBP no secretariado de produção (2008-09).
Entre 2010 e 2015, trabalhei em produtoras multinacionais em produção, pesquisa e edição de conteúdos para televisão. No ano seguinte, trabalhei numa produtora independente de televisão e cinema. Entre 2018 e 2022, colaborei na imagem e som de um canal de vídeo de activismo ambiental.
Entre 2012 e 2023 fui membro da direcção de uma associação cultural, na qual exerci funções de gestão de projecto e produção executiva. Realizei dois filmes documentais "Foto-fala" (2012) e "G-l-ó-r-i-a!" (2013).
in.and.rad@gmail.com
LISBOA
-
NAY ARAÚJO
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E(OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA, INVESTIGADORA
Produtora, pesquisadora, curadora e realizadora audiovisual. Doutora em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e graduada em Comunicação. Acumula experiência no mercado de televisão (TV Globo); publicidade; ações instituicionais/governamentais (Programas Cine Mais Cultura e Programadora Brasil - SAV/MINC) e mostras e festivais. Dentre os filmes que participou, destacam-se “Pasajeras”, em que atuou com produtora geral, e “A Bacharel e o Presidente”, em que exerceu as funções de roteirista e diretora, dentro 2a Oficina de Audiovisual do CPDOC-FGV.
xicanay@gmail.com
LISBOA
-
GABRIELA ASSUNÇÃO (GABRIELA TERRA)
ARGUMENTISTA, ATRIZ, CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE
Nasceu em 1997. Obteve uma bolsa de estudos de mérito integral para estudar na New York University (Nova Iorque), aonde licenciou-se em cinema e alcançou a distinção Magna Cum Laude.
Enquanto morou nos Estados Unidos, trabalhou no The Dr. Oz Show, Scott Rudin Productions, e na CBS. Liderou o departamento de hospitalidade do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) e trabalhou com o produtor Paulo Branco na Leopardo Filmes.
Atualmente, Trabalha enquanto production coordinator freelance em publicidade e está a produzir uma serie de ficção ("The Feist Project", de Henrique Pina).
Enquanto argumentista, está a desenvolver três séries de televisão. Formação autodidata: Masterclass, Save the Cat, Story, The Hero with a Thousand Faces, Scriptnotes.
Enquanto atriz, sob o nome Gabriela Terra, participou das mais recentes longas do António-Pedro Vasconcelos e do Gabriel Abrantes, e de várias curta-metragens. Formou-se em Nova Iorque, nos estúdios Stella Adler e HB. Está agenciada nos Estados Unidos (Jordan Lee Talent) e em Portugal (HIT Management).
gabriela.sequeira.a@gmail.com
ESTORIL
-
F´TIMA SANTOS FILIPE
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, CURADORA, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PROGRAMADORA
Apareci ao mundo no ano da melhor colheita. Ano comum, do século XX que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 23 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 11 de abril. Segundo o horóscopo chinês, foi o ano do Cão, começando a 25 de janeiro.
Comecei aos 6 a fazer concertos ao espelho com o meu microfone de cabelo. Aos 10 aprendi a tocar guitarra. Aos 15 tive o meu primeiro namorado músico e, desde então, percebi que o melhor era viver rodeada de quem tem, realmente, uma veia musical e eu sair de fininho para começar a pregar para outra freguesia. Envergonhada, meti a viola no saco e aos 20 licenciei-me em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Andei indecisa entre seguir edição ou produção – dois mundos diametralmente opostos. Decidi enveredar pelo que iria fazer da minha vida uma folha de excel. Produção!
Com 20 anos de caminhada audiovisual já abracei empresas/projectos como Assistente de Produção, Produtora de Exteriores, Production Planning, Chefe de Produção, Directora de Produção, Coordenadora de Produção, Road Manager, Manager de artistas musicais (lá está...sempre a música).
fatimasantosfilipe@gmail.com
LISBOA
-
KATHRIN FRANK
ARGUMENTISTA, CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Kathrin Frank estudou jornalismo na Alemanha e realização de cinema na Argentina. Trabalhou como assistente de realização, assistente de produção e produtora em vários projectos de cinema e televisão, incluindo a RTP África.
Como realizadora, fez várias curtas-metragens e documentários que foram apresentados em festivais. O seu último documentário foi uma homenagem aos últimos resineiros em Portugal.
Na MUTIM, Kathrin fundou a série de entrevistas Fora de Foco, na qual entrevista mulheres e dissidentes em diferentes áreas da indústria cinematográfica.
Para além do cinema, realizou projectos de dança e teatro, tendo trabalhado como coreógrafa, realizadora e performer.
freifilms@gmail.com
LISBOA
-
CHAIANA FURTADO
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA
Graduada em Cinema pela PUC-Rio, com especialização em Marketing Cinematográfico, aprofundou seus estudos em Produção Executiva na Escola de Cinema em Cuba (EICTV) e obteve um mestrado em "Creative Business for Executives and Entrepreneurs" pela National Film and Television School (NFTS, UK).
Com mais de 15 anos de experiência em produção, atuando em diversas plataformas como documentários, longas-metragens, TV e séries, em 2014, co-fundou a LUZCA, uma social enterprise com sede no Rio de Janeiro. Destaca-se entre seus projetos o premiado documentário "LA MANUELA", de Clara Linhart, co-produzido com a GAMAROSA Filmes e CANAL BRASIL, vencedor do prêmio de Melhor Filme no 22º FAM Festival.
No campo do streaming, ela recentemente coordenou a produção da aclamada série da Amazon Prime "CANGAÇO NOVO" e assumiu a direção de produção de "AS SEGUIDORAS", a primeira série brasileira do Paramount+.
Também foi diretora de produção dos premiados longas-metragens de ficção: "PENDULAR" de Julia Murat, "DESLEMBRO" de Flávia Castro e "TIA VIRGÍNIA" de Fábio Meira.
Em 2023, atuou como produtora cultural na Cultural Trend Lisbon (CTL), liderando a 7ª edição do MIL - Música Internacional Lisboa.
chaianafurtado@gmail.com
LISBOA, RIO DE JANEIRO
-
ZAHRA HORMA
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE
Mestre em Antropologia Visual, formação na qual desenvolveu um projeto de filme sobre dinâmicas matrimoniais e questões de género na Mauritânia. A Mauritânia levou-a não apenas à antropologia em estudos islâmicos como também, e mais recentemente, ao mundo da produção de cinema.
Trabalhou recentemente como assistente de produção no novo projeto do realizador Pedro Pinho, entre Mauritânia e Guiné-Bissau.
Atualmente é produtora na Madame Filmes.
zahra.horma1@gmail.com
LISBOA
-
INÊS JONAS
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE
Nasceu na cidade do Porto e licenciou-se em 2018 pela Escola Superior de Media, Artes e Design com especialização em vídeo e cinema. Distinguiu-se no circuito nacional pela produção das curtas-metragens Ruptura (2018), Johnny White (2021), Fora de Jogo (2021), 2020: Odisseia no 3º Esquerdo (2022) e Oblívio (2021), selecionadas para dezenas de festivais e vencedora de prémios de festivais nacionais e internacionais, como o MotelX ou os Prémios Sophia da Academia Portuguesa do Cinema.
Já participou em produções das produtoras Filmesdamente e Rua Escura, e atualmente integra a equipa de produção da Agente a Norte.
inesjgsilva@gmail.com
PORTO
-
-
AURÉLIE OLIVEIRA PERNET
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE
Realizadora suíça, portuguesa e francesa. Licenciatura em Cinema (HEAD, Genebra). Mestrado em Film Studies (UNIL, Lausanne). A sua primeira curta Meccarillos (2014) foi exibida em vários festivais internacionais (IndieLisboa, Nara IFF, VIS...). A sua última curta As Sacrificadas (2022) estreou no IFFR e foi nomeada para Melhor Curta-Metragem 2023 (Prémios Sophia & Swiss Film Awards). Está a escrever a sua primeira longa-metragem e trabalha como produtora na Suíça.
pernet.aurelie@gmail.com
FUNDÃO/ZURIQUE
-
MAFALDA REBELO
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PROFESSORA/FORMADORA, REALIZADORA E/OU ASSISTENTE, DIRETORA DE PRODUÇÃO
Mafalda Rebelo nasceu em 1983, no Porto.
Estudou científico-natural mas acabou por se deslumbrar pelo mundo do cinema e da criação de histórias, enveredando por Som e Imagem. Concluiu o mestrado em Imagem e Cinema e fundou a produtora audiovisual Cimbalino Filmes.
Tem produzido filmes de vários realizadores premiados como Sergey Loznitsa, Thom Andersen, Yann Gonzalez, Lois Patinõ, Rodrigo Areias, Miguel Gonçalves Mendes, David Bonneville, Jorge Pelicano ou André Guiomar mantendo um currículo com mais de uma dúzia de curtas, longas, documentários e séries de TV, assim como variados filmes publicitários e promocionais.
Gosta de conceber e concretizar projetos, em equipa. É casada e mãe de três filhos, realizadora do documentário 50|50 sobre a conciliação da vida familiar e profissional.
IMDBmafalda@cimbalinofilmes.pt
PORTO
-
ELSA DOS SANTOS
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, MONTADORA E/OU ASSISTENTE, OPERADORA DE CÂMARA E/OU ASSISTENTE
Formada em engenharia civil mas com uma grande paixão por cinema, adquiri conhecimentos técnicos e estéticos em fotografia e vídeo, que agora actualizo frequentemente, cumprindo assim o sonho de contar histórias.
a.elsa.dos.santos@gmail.com
ERMESINDE
-
STELLA ZIM
CHEFE DE PRODUÇÃO E/OU ASSISTENTE, PRODUTORA EXECUTIVA E/OU ASSISTENTE, DIRETORA DE PRODUÇÃO
Sou Produtora executiva, diretora de produção, brasileira, mestranda em Estudos Africanos. Moro em Portugal desde 2020. Ao longo dos anos tenho reconhecimentos no Brasil e na Europa. Os meus trabalhos de destaque incluem os longas-metragens “Um Lugar ao Sol” (2007), “A História da Eternidade” (2012), “Big Jato” (2014), “O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras” (2015) e “TE SIGO” ( 2017), bem como os curtas metragens “Rapsódia para um homem comum” e “MURO” (2008). Entre outros. Em Lisboa, trabalhei como produtora na Mostra Taturana de Cinema – Cidadania e Antirracismo, além de ser Diretora de Produção do programa da RTP África “O Canto da Casa” (2022), do documentário “Visitas Regulares de Uma Parente Afastada”, do curta metragem de ficção "NEKO" (2023) e do Seminário Internacional Doc's Kingdom edição 2023.
stellazim@gmail.com
LISBOA