FESTin 2023-Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa
O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, na sua 14ª edição, acontece de 29 de junho a 7 de julho de 2023, em Lisboa, no Cinema São Jorge, Cinema Ideal e Fórum Lisboa; e este ano também no Cine Incrível de Almada, onde haverá uma sessão com curtas.
O Festival tem como objetivo fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa.
É comprometido com a divulgação das diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presentes nos países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
A programação traz filmes com diferentes temáticas, contemplando dentre outras, questões infanto-juvenis, direito à habitação, racismo, sexo e música, etc. Com quase 40 títulos, o festival terá produções de Portugal, Brasil, Timor-Leste, Moçambique e Cabo Verde e Guiné.
O destaque da MUTIM vai para os filmes de longas-metragens realizados por mulheres.
Na disputa de longas-metragens de ficção constam dois filmes : “Escobar” de Heloísa Toledo Machado (Portugal, 2022) e “Fogaréu” de Flávia Neves (Brasil, 2022, com legendas em inglês) , este último filme está na sessão de abertura do Festival, que decorre no dia 30/6 às 21h no Cinema São Jorge. Nesta competição inclui também 4 filmes realizados por homens.
Enquanto que na categoria documentários, estão na disputa “Olá, Malta!” de Liliane Mutti (Brasil, 2023) e “Kobra Auto Retrato” de Lina Chamie (Brasil, 2022); e três filmes feitos por homens.
Na disputa de curtas-metragens, há 11 filmes: brasileiros, cabo-verdianos, moçambicanos e portugueses. Sendo “Palma” (Portugal, 2022) uma curta da nossa associada Mónica Santos.
A tradicional Mostra Cinema Brasileiro, que ocorre desde o primeiro ano do FESTin, este ano integra 5 filmes. Já a Mostra Diferentes Sotaques da Lusofonia conta com 7 filmes. E há 3 filmes para crianças de 5 a 10 anos. Mais detalhes na PROGRAMAÇÃO.
A celebração do cinema em português conta ainda com um programa de itinerâncias, que pode ser acessado AQUI. E com atividades paralelas, programação para a indústria e confraternizações, evento que, desde 2010, faz parte do calendário cultural de Lisboa.