“O MOVIMENTO DAS COISAS”, dia 26 de setembro às 19h00 no Goethe-Institut Portugal

É já este mês que regressamos às sessões do Cineclube MUTIM. Dia 26 de Setembro,segunda-feira, às 19h no Auditório do Goethe-Institut Lisboa. O Movimento das Coisas, de Manuela Serra, será o filme exibido. A partir das 18h haverá convívio no café do jardim do Goethe-Institut. A realizadora estará presente para apresentar o filme e no final haverá uma roda de conversa entre as participantes.

O Movimento das Coisas é o primeiro e único filme de Manuela Serra, um “documentário Poético”, como descreve a Cinemateca Portuguesa, sobre o quotidiano da comunidade rural de Lanheses, no concelho de Viana de Castelo. Começou a ser feito em 1979 e só seria concluído em 1985, tendo tido uma estreia premiada no Festival de Mannheim, na Alemanha, e depois em Portugal, no Festroia. A obra, porém, nunca chegou ao circuito comercial português.

SINOPSE: Histórias de quotidiano de silêncio. Em caminhos desertos de vento inquietante, numa aldeia do Norte. Há um dia de trabalho atravessado por três famílias: quatro velhas, o campo, o pão, as galinhas, e, a lembrar-nos, clareiras de histórias velhíssimas de gestos saboreados em mineralógicas palavras. Uma família de dez filhos numa quinta mergulha na largueza do tempo, no gesto todo do trabalho, o pai corta uma árvore. Mais longe, a água do rio habitado por gente, numa barca, o Sol, e o largo da aldeia, a ponte em construção, a varanda, a refeição, a densidade e o misticismo ao domingo, a missa e a feira: ritualizada ao sábado. Nestes fragmentos de cenário move-se Isabel, também, com os olhos postos no futuro, para lá dos outros em que o sentido da vida é apenas viver. O tempo atravessa o nascer e o pôr do Sol. É um respirar a vida, usando o campo como meio numa aldeia do Norte, de gestos antiquíssimos e pousados. É uma paragem sobre a vida através de: coisas e a sua deslocação no tempo; valores; silêncios.

O Cineclube MUTIM é uma parceria com o Goethe-Institut que visa a divulgar o trabalho de mulheres trabalhadoras no cinema e audiovisual, oferecer uma plataforma para promover, debater e alavancar a presença de mulheres - de forma interseccional - no cinema e audiovisual em Portugal. Todos os meses, uma mulher apresentará um filme em que tenha trabalhado ou para o qual tenha, de alguma maneira, contribuído. Depois da projeção, haverá entre participantes uma conversa e debate de ideias em torno do papel da(s) mulhere(s) à volta do filme apresentado. Todas as pessoas são bem-vindas!

Previous
Previous

Queres ser associada da MUTIM?

Next
Next

“QUEM É BÁRBARA VIRGÍNIA?”, dia 30 de junho às 19h00 no Goethe-Institut Portugal