“A ARTE DE VIVER EM PERIGO", de Mina Keshavarz, dia 27 de outubro no Goethe-Institut Portugal
O próximo Cineclube MUTIM está marcado para dia 27 de outubro, com a exibição do filme A ARTE DE VIVER EM PERIGO, de Mina Keshavarz, uma realizadora iraniana, que está neste momento em prisão domiciliária. A escolha do filme não é uma mera coincidência: será o catalisador de uma conversa sobre a luta das mulheres iranianas, a solidariedade internacional, liberdade e feminismo.
SINOPSE:
Mina, a diretora do filme, e sua avó Nurijan nunca se conheceram porque Nurijan morreu antes de Mina nascer. Apesar disso, as duas mulheres ainda têm muito em comum. Num monólogo interno, Mina vai aos poucos revelando mais sobre a trágica história de sua avó e desvendando o segredo de sua misteriosa morte, sobre o qual a família se recusa a falar até hoje. Até que fica claro que gerações de mulheres enfrentam a mesma luta e o destino da Mina e de Nurijan está inextricavelmente ligado. Mina quer celebrar sua avó e reescrever sua história familiar. Seu monólogo e reavaliação da história de sua família é um tributo à luta de gerações de mulheres antes dela e um apelo por um futuro melhor para as mulheres iranianas.
Em Portugal, o documentário de Mina esteve no Porto Femme - Festival Internacional de Cinema, em 2021. Foi vencedor do prémio de Melhor Documentário Internacional.
O Cineclube MUTIM é uma parceria com o Goethe-Institut que visa a divulgar o trabalho de mulheres trabalhadoras no cinema e audiovisual, oferecer uma plataforma para promover, debater e alavancar a presença de mulheres - de forma interseccional - no cinema e audiovisual em Portugal. Todos os meses, uma mulher apresentará um filme em que tenha trabalhado ou para o qual tenha, de alguma maneira, contribuído. Depois da projeção, haverá entre participantes uma conversa e debate de ideias em torno do papel da(s) mulhere(s) à volta do filme apresentado. Todas as pessoas são bem-vindas!